CERIMÔNIA MILITAR

FAB participa do 24º aniversário do Ministério da Defesa

COMAE foi um dos agraciados com a medalha Ordem do Mérito da Defesa
Publicada em: 20/06/2023 18:38
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Aspirante Myrea Calazans
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielle Varela

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, participou, no dia 16/06, no Clube Naval, em Brasília (DF), do 24º aniversário do Ministério da Defesa. O evento foi presidido pelo Ministro José Mucio Monteiro Filho e, também, contou com a presença de Ministros de Estado; dos Comandantes da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; e do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; de Ministros do Superior Tribunal Militar (STM); de Oficiais-Generais das Forças Armadas; dentre outras autoridades civis e militares.

Em seu discurso, o Ministro José Mucio Monteiro Filho ressaltou a importância das ações da Defesa e das Forças Armadas. “Temos o dever de garantir a nossa soberania sobre o território brasileiro, de atuar na integração nacional, de apoiar a população, de compor efetivos e meios no esforço nacional pela consolidação de um país unido e fraterno. Mas a Defesa não se limita a isso. Somos um patrimônio humano de cerca de 270 mil militares ativos e 700 mil reservistas, parcela relevante e altamente qualificada da população brasileira. Homens e mulheres determinados, comprometidos com a defesa do Brasil e com a paz mundial”, pontuou.

Condecoração

Durante a cerimônia, foram agraciadas com a Ordem do Mérito da Defesa (OMD) 227 personalidades civis e militares e três Organizações Militares. Da Força Aérea Brasileira, a Organização que recebeu a homenagem foi o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).

A medalha Ordem do Mérito da Defesa, criada em junho de 2002, por meio do Decreto nº 4.263, é concedida a civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, que tiveram destaque no exercício da profissão. Também são agraciadas as organizações militares e instituições civis que prestaram relevantes serviços ao MD e às Forças Armadas no desempenho de missões constitucionais. 

O Coronel de Infantaria Claudio Bento Nascimento da Silva destacou seu sentimento ao receber a homenagem. “É com muita alegria que recebo e reconheço que essa condecoração é devido aos meus superiores e principalmente meus subordinados, porque sem o trabalho deles, eu não estaria aqui hoje”, disse.

Na ocasião, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno, foi agraciado com a Comenda no Grau Grã-Cruz da OMD.

O Sargento Especialista em Guarda e Segurança (SGS), Thiago Souza de Andrade, também celebrou o recebimento da condecoração. “O sentimento é de muita emoção. Receber uma medalha, em meio a Ministros de Estado, Oficiais-Generais e colegas é uma honra imensa. É um orgulho estar representando a Força Aérea Brasileira dessa forma”, frisou.

Ministério da Defesa

Criado em 10 de junho de 1999, para coordenar o esforço integrado de defesa, o Ministério é responsável por garantir o preparo das Forças Armadas, a soberania, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem.

Fotos:  Sargento Mônica / CECOMSAER